Locação de obra. Como fazer?
- fernandoaffonso7
- 9 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Olá a todos! Segue mais uma etapa do nosso guia da construção, nessa semana trataremos de locação ou marcação de obra.
Nessa etapa é realizada a marcação dos furos ou valas de fundações, paredes, colunas e outros detalhes, tudo de acordo com o projeto. Trata-se de uma etapa importantíssima pois qualquer erro cria prejuízo de materiais e tempo, visto que o trabalho anterior precisará ser desfeito para refazer tudo novamente. Segue um check list dos itens que serão necessários para realização do processo:
Trena metálica ou de fibra
Escala
Mangueira de nível
Esquadro
Prumo de centro
Linha de pedreiro
Martelo
Marreta
Facão
Barbante
Piquetes ou estacas de madeira
Ripões
Pregos
Plantas
Inicialmente definimos uma referência (casa vizinha ou rua) e, a partir da mesma, são feitas as primeiras marcações para o alinhamento.
Posteriormente, uma linha é fixada nas estacas desse alinhamento (que é o primeiro levantado em campo) para obter o alinhamento fixo. Loca-se o segundo alinhamento do terreno (alinhamento móvel) utilizando o procedimento do esquadro: é amarrado um pedaço de barbante no alinhamento fixo a 60cm a partir do cruzamento com o móvel, depois é amarrado no alinhamento móvel um pedaço de barbante a 80cm da mesma forma, a partir do cruzamento das linhas. Estica-se uma trena ou escala com o zero da mesma partindo do ponto onde está o barbante do alinhamento fixo até o comprimento de 1 metro (100 centímetro) e movimenta-se o ponto do alinhamento móvel até coincidir com a medida de 1 metro da trena. Após esse trabalho é cravada uma estaca e estabelece, desta maneira, o segundo alinhamento (segundo lado do terreno). Os demais lados, ou seja, os outros dois que sobraram, são obtidos das mesma maneira, sendo que o alinhamento móvel anterior passa, a partir de então, a ser o alinhamento fixo.
Depois de marcados todos os lados do terreno, devemos medir os lado opostos do terreno e compará-los. Se as medidas não estiverem iguais existe erro de esquadro em algum dos alinhamentos realizados. Nesse caso será necessário verificar as operações em todos os alinhamentos realizados anteriormente. Porém, em caso de acerto, é dado início a montagem do gabarito que pode ser em tábua corrida (contínuo) ou em cavaletes.
Em função da leitura da planta baixa, obtém-se as medidas dos recuos ou afastamentos dos limites do lote até as paredes externas. Marcam-se os pontos desses recuos nos alinhamentos do terreno fixando para isto pedaços de barbantes.
Estendemos, posteriormente, linhas passando pelos pontos marcados e são cravadas estacas aprumadas afastadas por 50cm dessas linhas. Estabelecemos assim o primeiro lado do gabarito.
Completadas as etapas anteriores um ripão é fixado nas estacas do lado estabelecido, nivelando-o a no mínimo 20cm do ponto mais alto do terreno. As estacas intermediárias devem estar alinhadas com as das extremidades. Depois, repetimos o mesmo procedimento para a armação dos outros lados, assim, fechando o gabarito.
Sobre os ripões do gabarito pronto, é feita a marcação das faces das paredes: Estendem-se as linhas de marcação dos recuos passando pelos seus pontos (linha de marcação de uma parede externa) marcados nos alinhamentos do terreno. Transporta-se para o ripão do gabarito (através do prumo de centro). Desta forma, finalizamos todo o processo.
A iHouses está a disposição para qualquer dúvidapara você que quer construir ou reformar. Formada por profissionais da indústria moveleira e construção civil, temos como realizar em pouco tempo, pelo melhor custo, todo o trabalho - do projeto até a casa final - entregando um trabalho de excelente qualidade e com o menor custo de produção. Nosso foco é na concepção de imóveis pensados, desde o início, para as novas possibilidades tecnológicas e de automação.
Até a próxima semana com mais uma etapa do guia da construção. Até lá!
Komentáre