Fundação (infraestrutura), o que considerar?
- fernandoaffonso7
- 16 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Olá novamente a todos, daremos mais uma vez andamento ao guia da construção. Essa semana iremos tratar de infraestrutura de obra, ou comumente chamada de fundação.
Essa etapa consiste do conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura da obra.
Para determinar o tipo de estrutura é importante, antes de mais nada, uma análise detalhada do solo. Esse tema foi abordado em semanas anteriores, e é conhecido como sondagem de solo. Para mais detalhes, clique no link que irá direcioná-lo para uma nova aba com o tema aprofundado. A partir desse estudo o engenheiro pode definir o tipo de fundação a ser utilizada, que pode ser direta ou indireta.
direta: São aquelas em que as cargas são transmitidas para o terreno através do prolongamento do pilar abaixo do nível do solo com um alargamento em sua base e se o solo firme estiver a pequena profundidade. Ex.: Sapatas corridas ou contínuas, sapatas isoladas e radier. As fundações diretas ou rasa: são aquela em que a carga da estrutura é transferida diretamente ao solo pela fundação. São executados em valas rasas, com profundidade de no máximo 2 metros, e caracterizados por blocos, alicerces, sapatas e radiers. Quando a camada resistente à carga da edificação ou seja, onde a base da fundação está implantada, não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 2 m de profundidade.
indireta: Se o solo firme estiver a grande profundidade (maior que 2 m). Ex.: Estacas, tubulões.As fundações indiretas ou profundas são aquelas que transferem a carga por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por meio de um fuste. Estas estruturas de transmissão podem ser estacas ou tubulões. São aquela cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes a menor dimensão, e a mais de 2 m de profundidade.
Assim como em diversas etapas, erros nesse processo podem encarecer - e muito - os custos da obra. mudanças no projeto, surpresas ou refação podem fazer os custos saltarem de 3 a 10% do valor da obra - em circunstâncias normais - para até mesmo de 5 a 10 vezes do seu valor inicialmente imaginado.
A iHouses recomenda sempre para quem planeja construir sua casa própria ou investir em imóveis procure um profissional especializado para cuidar de todas etapas da construção. Um especialista pode reduzir - e muito - os custos e prazos de todo processo. Estamos a disposição para ajudá-los em todas etapas no seu investimento. Até a próxima semana.
Comments